sábado, 23 de junho de 2007

kuatro filipinos, eu e um chines na minha estreia no Hot-Pot!!


Eu costumo vir numa mini van da empresa todos os dias para a obra e sair da obra igualmente nessa mini-van. E quem sao os meus companheiros de viagens? Quatro filipinos, inspectores da empresa, malta jovem que entretanto por essa razao, se tornaram nas pessoas com quem tenho maior contacto desde que cheguei ao estaleiro. Elas, o Samsen, um Chines de 53 anos que faz a inspeccao a area que estou a comandar e tambem o A Pai.. ou Fai... enfim, uma das 2 hipoteses.. (confesso que ainda nao percebi bem o nome dele), Chines de 20 e tal anos de Hong Kong, igualmente inspector com quem entretanto fui jogar Ping Pong no ultimo Sabado a seguir ao almoco e com quem por vezes tento conversar, ja que o seu ingles eh djificiu de perceber pra caramba!!! Se acabaram de perguntar: "Ping Pong"?? Com um Chines??", eu respondo.. "pois... e aquilo foi renhidito pah.. Malditos efeitos!!"
Mas ja estou praqui a divagar...
Um dos tais Filipinos, o Dante, saiu da empresa esta Sexta e decidiu fazer um Hot-Pot a seguir ao horario de expediente.. E quem foi convidado?? Alem dos outros 3 Filipinos, o Fai (vou escolher este nome... porque.. sim) e eu.. E depois de atarefada pesquisa na Net percebi que Hot-Pot.. como o nome indica, eh tipo um Fondue Chines, em que a malta se senta toda na mesa e em que se poe para la um bico de fogao a aquecer um tacho que no nosso caso estava cheio de cogumelos chineses, peixe, moluscos, marisco alem de vegetais. Tirei de la um ou dois bocados mas confesso que nao eh bem a minha praia. Ao mesmo tempo vao chegando a mesa uma catrefada de outras coisas tais como Fried Noodles (isto sim eu gosto) e outras coisas chinesas das quais nao sei o nome, coisas essas que sao degustadas a partir de umas tijelinhas com nao mais de 10 cms de diametro, utilizando os tao famosos pauzinhos chineses e a uma velocidade deveras impressionante. Digna de Guiness. Nao no meu caso, porque eu ainda estou em fase de estagio de pauzinhos. E igualmente muita Tsing Tao (agora ja sabem o que eh) assim como Macau Beer. Eles apostaram nesta bebida porque ao pedir tres grandes tinha-se direito a um prato cheio de passarinhos fritos. Que felicidade.. :S
Ou seja.. Eram cerca de 7 e meia da tarde e ja estava eu a jantar (eles costumam jantar la pelas 7 (?) a malta tuga aqui continua a ser tuga... 9 e meia.. 10) e a enfrascar-me de cervejinha com 5 gajos, a maior parte deles a bombardear-me de perguntas sobre a tugaria, ja que devem ser raras as vezes que tem oportunidade de agarrar um assim num tasco chines.. Sim.. Era um tasco chines. E foi a minha primeira incursao num deste genero e somente segunda num chines desde que cheguei ca.. E tirando o facto de certas comidas estarem um bocadinho para o Spicy demais.. :S e de hoje, talvez por causa disso me andar a agarrar a barriga como se nao houvesse amanha, ate foram umas horitas muito bem passadas, pura interaccao cultural.

Para repetir.. Quem sabe.. :S


3 comentários:

Rui Franco disse...

Conheço bem a zona dos tais bares!! agarrei la umas quantas! ;)
Tás com uns bons apontamentos meu puto! abraço

Teca disse...

Diz la q n tens saudades dos meus jantarzinhos?

;)

k disse...

Vou-me esforcando rapaz.. Isto tambem eh a primeira semana... tou com o lume todo... Vamos ver eh depois... Quando ja estiver tao farto das historias dos chineses, que me apetece mais esquece-las que conta-las.. :S
E tenho saudades sim senhor.. Vou-me esforcando para comer umas coisas jeitosas em casa, mas os teus sao dificeis de superar...