segunda-feira, 27 de agosto de 2007

kostume..

Todas as manhas, uma ou duas vezes, dependendo do facto de ter tomado o pequeno almoco em casa ou so bebido um copo de leite passo ali pelo cafezinho que existe colado a cantina da obra para comer qualquer coisita.
As minhas escolhas costumam ficar-se pela torrada com manteiga, pela sandes de queijo ou por um croissantzinho de chocolate. Trabalham la duas senhoras chinesas muito simpaticas com quem costumo trocar dois dedos de conversa, pedir-lhes que me ensinem uma ou duas palavras de cantonense ou falar sobre coisas que entretanto me vao perguntando sobre a obra, sobre a nossa lingua ou o nosso pais.
Pelo menos duas ou tres vezes peco entao o dito croissant de chocolate que gosto que me aquecam 20 segundos no microondas para que pareca que foi acabado de fazer. Eh impressionante como elas nunca acertam. Ou dao-me o croissant sem aquecer, ou quando reparo programaram o microondas para 30 segundos ou ate mesmo 1 minuto, ou, sabendo que me sento la sempre para comer, quando olho ja estao a por o croissant no saco de papel de take-away. No caso da sandes de queijo a pontaria tambem nao eh melhor. Gosto do pao fresco com manteiga e queijo. Ou me poem a aquecer, ou nao poem manteiga ou entao aparecem-me com a sandes no prato com queijo e fiambre. Sem falar que por vezes tambem se lembram de po-la no tal saco de papel. E elas nao tem assim tantos clientes. Nem croissants com chocolates ou paes frescos para sandes. Uns 6 ou 7 croissants por dia e o mesmo numero de paes brancos. E eu digo sempre o que quero. E por dizer sempre o que quero lembrei-me dos cafezinhos de esquina dos bairros de cada um de nos em Portugal em que chegavamos la pela manha ou pela tarde, por vezes so duas ou tres vezes por semana e em que, seguido de um Bom Dia vigoroso nos perguntavam: "Entao o que vai ser Kuka? O costume?"
"Sim Senhor Domingos... O costume."

3 comentários:

Anónimo disse...

Concordo contigo.
O que é português, é bom.
Nem que seja para lembrar o senhor Domingos.
Mas se fosse a ti ( e se não te importares do palpite ) todos os dias ao chegares ao café, diz-lhes:
-Bom dia sr. Domingos
Afinal, já que não percebem... fica-te a memória, agradável.

Anónimo disse...

no cantinho do tempo do domingos nem pao havia!!!!! andas a fazer publicidade enganosa!!!! uma pessoa chegava ao cantinho e ouvia-se os bons dias e juntamente com todas a fofoquices da rua juntamente de uma pequena opiniao do carlos cruz e seguido de umas opinioes (negativas) sobre o benfica...ai o unico problema é pedir clepes a alos chau chau e os pinipons nao perceberem lol

abraços e saudações portistas!!!

k disse...

pois nao... nem pao havia... lolol
mas tambem na altura o meu costume nao passava de um... cafe... eheheh
e o Sr. Domingos era so para voces verem e rirem-se... porque no fundo representa os empregados de cafe do nosso Portugal.