quarta-feira, 22 de agosto de 2007

krash..


Pois eh... Desde Sabado passado, altura do apagao verificado em Macau e na Taipa, dito por muitos como sendo o maior alguma vez verificado que os computadores aqui do escritorio nao andam bem. Segunda-Feira nao tivemos alimentacao para os computadores. Hoje por exemplo passei a manha toda sem internet. Veio ao meio-dia mas tem estado muitas vezes a falhar. Por isso vou tentar ser rapido que sou um gajo sem grande paciencia para estar a escrever isto as mijinhas. Quanto ao apagao felizmente la em casa nao fomos vitimas do mesmo, apesar de saber que houve algumas falhas na zona do NAPE. Deu para ver que a tempestade foi muito grande e rapida mas de qualquer maneira parece-me que estas falhas por parte da CEM ja se comecam a tornar um habito. Se calhar o melhor eh eles comecarem a comprar electricidade ao Venetian ja que este vai ter 3 super geradores com potencia para dar e vender. Isto leva-me a um pensamento extremamente simples de algo que tenho reparado desde que ca cheguei. Estas empresas CEM (electricidade) CTM (internet e telefones) ou Macau Cable TV (como o proprio nome indica, televisao por cabo) por exemplo, ou por terem o monopolio das suas areas ou sei la por que carga de agua, deixam muito a desejar relativamente ao servico prestado aos seus clientes. Relativamente ao Cabo parece ser um problema mundial. Pelo menos nos dois sitios onde vivi ate hoje (Portugal e Macau) os servicos de Televisao por Cabo sempre me deram enormes dores de cabeca. Principalmente em Portugal claro (Macau tem-se resumido a umas irritantes falhas de som e imagem... coisas de segundos), onde passei ja muitas e muitas e muitas horas a refilar com as meninas do atendimento permanente fosse pelas falhas na Internet, nas boxes ou nas powerboxes.
Tinha mesmo odio de estimacao aos gajos quando ainda la estava. Entao quando calhava a eles ligarem-me pela milionesima vez a perguntar se eu queria Funtastic Life, Lusomundos, Sportvs, Playboys Tvs e afins apetecia-me pegar no carro, ir ate a zona dos Anjos em Lisboa e encher o chefe daquela treta de batatas obrigando-o a por um aviso enorme na minha ficha de cliente a dizer: ESTE GAJO NAO QUER NADAAAA!! NEM EXPERIMENTEM LIGAR-LHE! SENAO ELE VEM CA OUTRA VEZ!
Quanto a CEM e relativamente ao tal apagao parece que se desculparam com os cabos que vem da China, mas, ao tempo que ja duram estes problemas e ao numero de queixas que ja ouvi de amigos meus a dizerem que ficaram sem luz ou ao numero de vezes que ja ouvi falar em apagoes por estas bandas penso que ja eh mais do que tempo de se procurar uma solucao. E eu so estou ca ha 4 meses. Ate porque, ao preco que se paga pela eletricidade em Macau a repeticao de tal situacao eh totalmente inaceitavel.
E ja agora como estou a bater em todos so me falta a CTM. O servico de Internet eh de uma lentidao capaz de me deixar num estado de loucura muito proximo daquele que a TVCabo em Portugal me deixava. As ligacoes telefonicas (no meu caso so utilizo telemoveis) igualmente com falhas de comunicacao com uma recorrencia inaceitavel e com algumas regras relativamente a determinados servicos incompreensiveis. A historia de se pagar para receber chamadas eh logo a primeira que me lembro, so visto por estas bandas, mas a exigencia de pagamento de 500 patacas para ter o tal servico IDD para que se possa fazer chamadas para fora de Macau tambem nao lembra ao diabo. Eh certo que eles dizem que depois devolvem o dinheiro. Ou pelo menos foi o que eu, portugues que falou em ingles percebeu do chines que falou em ingles (?) comigo na loja da CTM. Assim espero.

1 comentário:

Anónimo disse...

afinal tambem ha cegonhas em macau e que apagam tudo...é incrivel!