quinta-feira, 26 de julho de 2007

kurso de seguranca..


Esta noticia ja tem quase duas semanas mas nunca eh tarde para contar uma coisa destas. Qualquer pessoa que trabalhe na area da construcao civil ca em Macau, alem de ter que realizar um mini-curso de seguranca fornecido pelo proprio gestor da obra com a duracao de cerca de uma hora, tem igualmente que realizar o Curso de Formação em Segurança e Saúde Ocupacional organizado pela D.S.A.L. (Direccao dos Servicos para os Assuntos Laborais). Ate aqui tudo bem. Toda e qualquer informacao e aprendizagem para quem trabalha em ambientes sujeitos a perigos constantes eh sempre uma mais valia. O problema eh que este curso so eh leccionado em... Cantonense.. E so dao a possibilidade da abertura do curso em Portugues se aparecerem pelo menos 15 interessados. Mas tambem nao da para esperar por 15 portugueses ou falantes da lingua de Camoes muito tempo ja que a obtencao do Cartao de Segurança Ocupacional na Construção Civil eh uma exigencia quase instantanea assim que se comeca a trabalhar. E nao ha por ai muitos trabalhadores Portugueses nesta area. No meu caso so permitiram que tirasse o meu curso mais tarde pois ainda nao tinha o BIR, mas quando o tive recebi logo a instrucao para o tirar ASAP. Ou seja, la estive eu, faz este Sabado 2 semanas, quase 6 horas encafoado numa sala a ver uns slides chineses e a ouvir um gajo a falar Cantonense. Por acaso eles ate tem um manual totalmente escrito em Portugues e o exame eh igualmente em Portugues mas de qualquer maneira, algumas das coisas que perguntaram no dito exame nao estavam no manual ja que devem ter sido referidas, como apontamento, pelo tal professor Chines que falava... Cantonense, lingua que infelizmente, 3 meses depois de ter chegado ainda nao domino assim tao bem. E ja agora... o teste era num Portugues que levantaria facilmente do tumulo o poeta Luso referido anteriormente. Por acaso ate passei no exame e ja tenho comigo o tal Cartao, socorrendo-me daquilo que aprendi na faculdade sobre esta area e tambem de alguma dose de sorte numa ou noutra pergunta (principalmente naquelas em que nem percebia o que eles estavam a perguntar) mas creio que o que se deve aqui apontar eh o total desprezo pela lingua Portuguesa, referida no artigo 9 da lei basica como Lingua Oficial do territorio.
Para uma informacao mais aprofundada vao ao site do Clarim que Sexta Feira passada (20 de Julho) escreveu uma noticia de primeira pagina sobre este assunto. Juro que nao fui eu que liguei para os gajos.. ;)

Sem comentários: